A Expedição Fortaleza 2015 é uma viagem de bicicleta, que ocorrerá no período de 03 a 28 de janeiro de 2015, com origem em João Pessoa (PB) e destino em Fortaleza (CE), totalizando, aproximadamente, 800 km.
Inicialmente a viagem surgiu como uma forma saudável e sustentável de aproveitarmos as nossas férias, conhecendo as tantas belezas que temos no nosso litoral nordestino. Após algumas reuniões e discussões, percebemos no potencial que a viagem tem, e decidimos adicionar mais dois objetivos:
A nossa prioridade é seguir sempre o mais perto possível do litoral. Daremos prioridade às estradas secundárias (estradas de terra, etc) que não se distanciem muito da costa. Nos trechos onde não encontrarmos estradas com essas condições, planejamos pedalar pela areia da praia.
Algumas das praias que vamos visitar: Barra de Mamanguape (PB), Pipa (RN), Touros (RN), São Miguel do Gostoso (RN), Galinhos (RN), Canoa Quebrada (CE), dentre outras.
Normalmente viagens de cicloturismo possuem um custo relativamente baixo se comparado a viagens convencionais de carro ou de avião. Não há gastos com combustível, por exemplo. Durante o percurso, os gastos normalmente se limitam a acomodação, alimentação e manutenção nas bicicletas.
No que diz respeito a acomodação, pretendemos realizar acampamento selvagem (modalidade de acampamento fora de áreas de camping) na grande maioria das noites, salvo os casos em que não se encontre um ambiente que julguemos apropriado ou seguro. Nestes casos, há a possibilidade de pedir abrigo aos moradores ou autoridades locais, ou, em último caso, procurar por áreas de camping (comum em praias turísticas) ou pousadas baratas. Tudo isto torna os custos com hospedagem próximos de zero. No nosso planejamento, consideramos um gasto simbólico de R$ 5,00 por dia para acomodação, o que é suficiente para cobrir uma hospedagem em um camping a cada 4 dias, por exemplo.
Em relação à alimentação, os custos também serão reduzidos, já que levaremos um fogareiro e equipamentos para cozinhar. Estimamos que R$ 15,00 por dia seja suficiente para a alimentação de uma pessoa.
Outro custo que deve ser levado em conta é o transporte das bicicletas e dos participantes no fim da expedição. Como iremos sair da nossa cidade de residência, não haverá necessidade de locomoção nesta etapa. Entretanto, haverá um gasto correspondente ao transporte do ponto de conclusão da expedição (Fortaleza, CE), de volta para casa (João Pessoa, PB).
Agradecemos imensamente às empresas que nos apoiaram!